Lições Bíblicas - 13 A Despedida de um Líder (Parte III)

TEXTO ÁUREO: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor"

VERDADE PRÁTICA: Deus usa homens obedientes à sua vontade e que estejam dispostos a servi-lo com fidelidade e humildade.

LEITURA DIÁRIA (QUARTA-FEIRA):
Js 11.6
Josué, um líder corajoso.

I - JOSUÉ FAZ O POVO RECORDAR A FIDELIDADE DE DEUS.

1. Uma retrospectiva histórica (vv.1-13): Josué mais uma vez reuniu o povo em Siquém a fim de fazer uma restrospectiva da história da nação israelita. A partir de Abraão, Josué lembrou aos filhos de Israel que foi o Senhor quem chamara o patriarca em Ur dos caldeus, prometendo-lhe a paternidade de uma grande nação.
O todo poderoso planejou estabelecer, a partir de um homem, uma nação que fosse o modelo de sua justiça e santidade. Israel deveria ser esta nação, e para isso precisava conhecer muito livramentos que obtivera sob os cuidados do Senhor.
O eterno participara ativamente da vida do seu povo. Ele esteve presente nos momentos mais difíceis, quando os israelitas foram derrotados diante de seus inimigos (Js 7.8,9), mas também nas ocasiões alegres, quando obtiveram vitória (Nm 23.11,20). O Senhor está presente em todos os momentos da nossa caminhada. Ele jamais nos abandona (Is 49.15).

2. A fidelidade de Deus (vv. 6-10): Josué aproveitou a oportunidade para relembrar aos israelitas de que foi o Senhor que os livrara de seus inimigos (v.11). Eles tinham de reconhecer a fidelidade de Deus para com seu povo (Sl 145.13; Is 41.10; 2 Co 1.18; Ap 19.11). Sem a presença divina jamais teriam sucesso. A nação precisava continuar confiando em Deus para seguir avante, prosperar e obter mais vitórias.

Você tem confiado inteiramente no Senhor? Segundo Charles Stanley, "quanto mais nos dispomos a confiar, mais provas de confiança Ele nos dá".

by Equipe do Blog da Bleia.

0 comentários:

Seguidores