Pastor Acusado de Homofobia Paga Indenização


O pastor Náurio Martins França terá de pagar R$ 2 mil de indenização por dano moral coletivo ao publicar o livro “A maldição de Deus sobre o homossexual: o homossexual precisa conhecer a maldição divina que está sobre ele”.

A decisão foi divulgada hoje, pelo juiz da Vara de Direitos Difusos Coletivos e Individuais, Dorival Moreira dos Santos. Náurio foi denunciado em setembro do ano passado, por homofobia.

Assim que o livro foi lançado, o juiz já havia determinado em caráter liminar, o recolhimento e proibido a divulgação da obra.

Para se defender, Náurio argumentou que seu objetivo era converter os gays à religião evangélica, negando qualquer objetivo de incitar a violência ou o preconceito contra homossexuais.

A defesa dele teve como base o exercício do direito constitucional de liberdade de pensamento, opinião e religião.

Mesmo reconhecendo esse tipo de liberdade, o juiz estabeleceu a indenização evocando princípios da Constituição Federal, como igualdade e dignidade da pessoa humana, ressaltando que a discriminação não pode ser tolerada.

Quando o assunto veio à tona, rendeu manifestações da Associação das Travestis que foi à Assembléia Legislativa exigir medidas para coibir a violência contra homossexuais, que no ano passado matou 8 pessoas e neste ano já fez 3 vítimas.

No livro, o autor apresentava os gays como motivo de vergonha, desonra e humilhação para as famílias, como indivíduos com anomalias, com um procedimento moral que “Deus odeia” e a punição seria a morte.

O dinheiro da indenização será depositado no Fundo de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados. Náurio ainda terá a vantagem de poder pagar o valor em parcelas, que não comprometam mais do que 30% da remuneração do autor do livro, a partir do trânsito em julgado da sentença. (Fonte: Portal MS)

0 comentários:

Seguidores